Ouça agora

Ao vivo

Vasco e Inter fazem ação contra racismo em São Januário pelo Brasileirão
Destaque
Vasco e Inter fazem ação contra racismo em São Januário pelo Brasileirão
Alexandre de Moraes decide manter a validade da delação de Mauro Cid
Brasil
Alexandre de Moraes decide manter a validade da delação de Mauro Cid
Rio aprova lei para proteger e reintegrar vítimas de trabalho escravo
Destaque
Rio aprova lei para proteger e reintegrar vítimas de trabalho escravo
PF indicia Bolsonaro e mais 36 em inquérito sobre tentativa de golpe
Brasil
PF indicia Bolsonaro e mais 36 em inquérito sobre tentativa de golpe
Festival Botecar chega ao Rio de Janeiro com variedade de petiscos criativos
Destaque
Festival Botecar chega ao Rio de Janeiro com variedade de petiscos criativos
Guapimirim celebra o ‘Fantástico Natal de Guapi’ com atrações mágicas e inclusivas
Baixada Fluminense
Guapimirim celebra o ‘Fantástico Natal de Guapi’ com atrações mágicas e inclusivas
Shopping Nova Iguaçu tem 300 vagas de emprego temporárias
Nova Iguaçu
Shopping Nova Iguaçu tem 300 vagas de emprego temporárias

Copacabana Palace completa 100 anos colecionando memórias genuinamente cariocas

O imponente prédio em estilo art-decor chama atenção na inconfundível orla de Copacabana. O hotel mais famoso do país está prestes a ostentar seu primeiro centenário agora em agosto
Imagem: Reprodução

Quem abre as janelas do Copacabana Palace, se depara com um mar de história em um dos locais mais emblemáticos do país. A história do ‘Copa’, como é chamado pelos frequentadores mais próximos, se mistura com a do bairro. Afinal, a ‘Princesinha do Mar’ teve seu boom imobiliário impulsionado pelo glamour e pelo progresso do novo símbolo da hotelaria da elite carioca.

Inaugurado no dia 13 de agosto de 1923, em estilo art-decor, era sinônimo de luxo, glamour e sofisticação. Projetado pelo arquiteto francês Joseph Gire, rapidamente se tornou um ícone e referência em hotelaria no Rio de Janeiro, e contribuiu para a consolidação do bairro de Copacabana, que erguia seus primeiros prédios nas redondezas do hotel e da Praça do Lido.

A sua construção foi uma sugestão do então presidente da República, Epitácio Pessoa.  que desejava um grande hotel de turismo na então capital do país, para ajudar a hospedar o grande número de visitantes esperados para a grande Exposição do Centenário da Independência do Brasil, um evento de dimensões internacionais a ser realizado na Esplanada do Castelo, em 1922.  Entretanto, o hotel só foi inaugurado quase um ano após a Exposição. Isso se deveu às dificuldades na importação de mármores e cristais e na execução das suas fundações, com catorze metros de profundidade, conforme exigido pelo projeto.

 

Vista da varanda do Copacabana Palace – 1930

 

Em seus 100 anos, reis, rainhas de tronos, políticos, cantores e artistas foram grandes hóspedes. No leque de celebridades cariocas, nacionais e internacionais, a tradicional piscina, que ocupa a parte lateral do prédio, já banhou Princesa Diana, Mick Jagger, Carmem Miranda, Elis Regina, Paul McCartney, e muitos outros que levaram o nome do empreendimento para a lista dos hotéis mais influentes do mundo.

Cantora Elis Regina na sacada do Copacabana Palace, nos anos de 1960.

 

Decadência e Ressurgimento

Com a morte de Octávio Guinle, um dos proprietários do empreendimento, em 1968, e a chegada de cada vez mais hotéis modernos, de cadeias internacionais, à Zona Sul, teve início a um período difícil para o maior hotel do Rio. Nos anos 1970 e 1980, chegou a ser cogitada a demolição do Copa.

Em 1989, o Copacabana Palace foi comprado pela rede Orient-Express Hotels, Trains & Cruises. O hotel passou por uma série de reformas, com as quais se buscava posicioná-lo novamente entre os melhores hotéis da América do Sul. No final de 1991, a famosa piscina do hotel foi totalmente reformada, além de parte das acomodações.

 

Interior dos quartos do hotel / Imagem: Reprodução

 

Situação Atual

Em 2018, o Copa foi adquirido pelo grupo Belmond, proprietário de outros 25 hotéis de luxo pelo mundo. Com isso, renovou sua posição entre os hotéis mais charmosos do Brasil.

A influência do Copacabana Palace nos tempos atuais é inegável. O hotel continua a ser um ícone de luxo, elegância e prestígio no Rio de Janeiro. Sua história rica e tradição em sediar eventos de alto nível contribuem para sua permanente atração como um destino de elite.

O hotel tradicionalmente hospeda bailes de gala, que têm sido eventos marcantes na sociedade carioca. Esses bailes são conhecidos por sua sofisticação, tradição e elegância, e muitas vezes são temáticos para coincidir com ocasiões especiais, como o carnaval.

O Copacabana Palace desempenha um papel crucial na promoção do turismo de luxo na cidade, atraindo viajantes que buscam experiências excepcionais. Sua influência se estende para além das fronteiras locais, fazendo parte da cultura e da imagem internacional do Rio de Janeiro como uma cidade de beleza, cultura e estilo de vida vibrante.

Tradicional baile de carnaval do ‘Copa’

Comemoração do Centenário

Para a comemoração dos 100 anos de sua inauguração, o espaço contou, recentemente, por duas grandes reformas em suas instalações e recém inauguradas. A fachada da construção passou por um longo período de reparo, onde foi recuperada sua cor original. Antes acinzentada, agora o ‘Copa’ exibe suas cores em um tom mais claro e com uma nova iluminação que permite personalizar de acordo com o evento que esteja sediando.

Sua piscina e área externa também receberam um “banho de loja”. O projeto combinou a nostalgia do passado com um toque contemporâneo, através de guarda-sóis de design exclusivo em madeira com tecido listrado, forro em estampas tropicais e franjas em passamanaria, espreguiçadeiras sob medida e almofadas bordadas em tons de verde e laranja, uma paleta de cores que remetem a sofisticada interpretação do arquiteto sobre o Rio de Janeiro.

Seguindo a tendência do verão europeu, e o conceito de piscinas “instagramáveis”, a nova decoração da piscina do Copa promete ser um hit na cidade e no país, gerando ainda mais desejo pelo aclamado hotel.

Ainda nas celebrações, um show do Alok está marcado para agitar as areias da praia mais famosa do Brasil, celebrando além do centenário da construção, o aniversário do artista. O show irá acontecer no dia 26 de agosto, e tem apoio da Prefeitura do Rio, e será totalmente gratuito.