A Guarda Municipal de São Gonçalo chegou aos 85 anos de história na cidade, com uma manhã de homenagens no Teatro Municipal. Além de destacar a atuação dos agentes, o prefeito Capitão Nelson reforçou a importância da corporação e anunciou a nomeação de 40 concursados para reforçar o efetivo. Criada em 1938, hoje a Guarda conta com 294 agentes para zelar e proteger os espaços municipais.
O prefeito Capitão Nelson falou da aquisição de novas viaturas e a preparação para efetivar o armamento da corporação.
“O armamento da Guarde é uma das metas previstas no Plano Estratégico Novos Rumos e estamos trabalhando para a aquisição das armas. Antes, os agentes farão um curso preparatório. Além disso, teremos mais 40 agentes nas ruas, em breve”, afirmou.
Quarenta aprovados no concurso para a corporação foram convocados e já estão sendo nomeados para iniciar, ainda esse mês, o curso básico.
O comandante da Guarda, Ewerton Mendes, ressaltou a importância de um trabalho integrado entre todos os setores.
“A Guarda está na rua para atender a população e também para fazer a fiscalização do trânsito. É gratificante ver o nosso trabalho sendo reconhecido pelos gonçalenses. Nós somos um barco, precisamos remar na mesma direção. Todos estamos trabalhando alinhados, sob o comando da Secretaria de Ordem Pública, em integração com as demais secretarias, colaborando para uma cidade melhor, mais ordenada e segura”, disse.
Durante a cerimônia, vários agentes foram homenageados, com destaque para o guarda mais antigo da corporação, Ocimar Leandro Nascimento. Várias autoridades, entre secretários municipais, vereadores e representantes da sociedade civil, também receberam homenagens pelo trabalho realizado em São Gonçalo.
Estiveram presentes o vice-prefeito Sérgio Gevú, o presidente da Câmara de Vereadores, Lecinho Breda; o secretário de Ordem Pública, major Márcio Ribeiro; as delegadas da Delegacia de Atendimento à Mulher, Katherine Guedes e Débora Rodrigues; o capitão de Corveta Marcos Assunção; a presidente da 8ª Subseção da OAB São Gonçalo, Andreia Pereira; o comandante do 7º BPM, tenente coronel Gilbert dos Santos, além de vários vereadores e secretários municipais.