O Botafogo trabalha nos bastidores para reforçar o elenco até o fechamento da janela de transferências. O prazo para inscrição de novos jogadores na CBF se fecha na próxima quarta-feira, dia 2 de agosto, e o clube busca mais três opções para a equipe: goleiro, zagueiro e atacante. Até agora, o atacante Diego Hernández e o lateral-direito Mateo Ponte foram as novidades.
Apesar da liderança idolada no Brasileirão, o clube entende que precisar ter mais opções em três posições, com o objetivo de ter sequência no returno da competição nacional, além de chegar o mais longe possível do mata-mata da Copa Sul-Americana. Com isso, corre para confirmar os três novos nomes nos próximos três dias.
No gol, o Botafogo não conta mais com Douglas Borges, que defendeu o time em parte da série B e se transferiu ao Guarani. Além dele, João Fernando teve um fratura na mão e não fica à disposição por dois meses. Assim, o clube negocia para ter um novo jogador da função e se juntar a Lucas Perri, Gatito Fernández e Igo Gabriel. Gabriel Brazão pode ser esse nome.
Também na defesa, a zaga carece de reposição para a saída de Luís Segovia, que se transferiu ao RWD Molenbeek, clube de John Textor, na Bélgica. Não há no momento opção para Victor Cuesta, que atua pelo lado esquerdo da defesa, o que faz o clube trabalhar para ter um substituto. Uma opção é o zagueiro angolano Bastos.
Por fim, o Botafogo busca reforçar o ataque, que assim como o meio-campo é o setor melhor abastecido. No entanto, o clube vê necessidade de um reserva para Tiquinho Soares, com características de centroavante e goleador como a do artilheiro do time – Janderson, Matheus Nascimento e Eduardo já fizeram a função. Após perder João Pedro para o Grêmio, o clube negocia com o uruguaio Valentín Adamo.
O primeiro a desembarcar no Rio de Janeiro foi o atacante uruguaio Diego Hérnadez, de 23 anos. Ele chegou no fim de maio, após defender o Montevideo Wanderers, mas só foi regularizado no início de julho. O jogador esteve em campo duas vezes desde a estreia, contra o Patronato, pela Sul-Americana.
Na última semana, Mateo Ponte, lateral-direito de 20 anos, foi contratado junto ao Danubio. O Botafogo vai pagar vai pagar US$ 2 milhões (R$ 9,4 milhões) pela contratação. O defensor assina vínculo válido por três anos e meio.