O conjunto habitacional Ruben Berta (Aerobitas), localizado na Ilha do Governador, Zona Norte do Rio de Janeiro, passará por uma ampla reforma, beneficiando mais de 1.400 famílias. Na última segunda-feira (31/07), a Secretaria Estadual de Habitação de Interesse Social (Sehis) anunciou a revitalização dos 53 blocos do condomínio, tornando-o o 70° a receber melhorias.
Com esse investimento, o governo fluminense ultrapassa a marca de R$ 600 milhões em requalificação de conjuntos habitacionais, beneficiando mais de 55 mil famílias com as intervenções realizadas em parceria com a Companhia Estadual de Habitação (Cehab-RJ) e a Empresa de Obras Públicas (Emop-RJ).
O governador Cláudio Castro enfatiza que o objetivo das intervenções é melhorar a qualidade de vida dos moradores de condomínios construídos há mais de 10 anos, que se encontram em condições precárias e oferecem riscos à segurança dos residentes. Castro destaca que a moradia não é apenas concreto e tijolo, mas também dignidade, e é dever do poder público promover essa dignidade aos cidadãos.
O secretário de Habitação, Bruno Dauaire, explica que as intervenções prioritárias incluem pintura dos prédios, impermeabilização e reforma dos telhados, limpeza de cisternas e caixas d’água, modernização do sistema elétrico e de esgoto sanitário. Ele também ressalta que uma das diretrizes do projeto é buscar mão de obra dentro da própria comunidade, tanto para gerar mais renda quanto para garantir a qualidade na execução das reformas.