Ouça agora

Ao vivo

Dia Mundial sem Tabaco é lembrado em Macaé
Norte Fluminense
Dia Mundial sem Tabaco é lembrado em Macaé
Maratona do Rio 2024 começa nesta quinta-feira com recorde de inscritos
Rio de Janeiro
Maratona do Rio 2024 começa nesta quinta-feira com recorde de inscritos
Prefeitura de Maricá divulga programação de Corpus Christi
Maricá
Prefeitura de Maricá divulga programação de Corpus Christi
Paraty e Angra dos Reis recebem lançamento de livro sobre a Costa Verde
Angra dos Reis
Paraty e Angra dos Reis recebem lançamento de livro sobre a Costa Verde
Prazo para adesão ao Desenrola Fies é prorrogado até 31 de agosto
Destaque
Prazo para adesão ao Desenrola Fies é prorrogado até 31 de agosto
Estudantes de Caxias ganham nova escola municipal bilíngue
Baixada Fluminense
Estudantes de Caxias ganham nova escola municipal bilíngue
Ocupação hoteleira na Região dos Lagos deve ultrapassar os 75% durante o feriadão de Corpus Christi
Costa do Sol
Ocupação hoteleira na Região dos Lagos deve ultrapassar os 75% durante o feriadão de Corpus Christi

5 coisas que você precisa saber antes de começar Diablo IV

Novato na franquia? Conheça o passado desse universo antes de se aventurar pelo Santuário
Foto: Diablo IV/Blizzard Entertainment/Divulgação

Diablo IV finalmente está chegando, em um lançamento que marca o retorno da franquia principal após mais de uma década. Sendo assim, é normal esperar que vários novatos vão se aventurar pelo Santuário pela primeira vez – portanto é bom ter uma noção do que acontece nesse universo.

Ainda que o jogo recepcione bem os novos jogadores, saber nomes de anjos, demônios e conhecimento desse eterno conflito só vai beneficiar sua jornada. Então reunimos aqui tudo que você precisa saber sobre a história de Diablo!

O que é O Conflito Eterno em Diablo?

Briga entre anjos e demônios precede a criação do universo de Diablo — Foto: Youtube/Blizzard/Reprodução

Desde antes da criação, há um embate entre os titãs da Luz e da Escuridão: Anu e Tathamet. Essa briga acabou em destruição mútua, e os restantes dos seres se tornaram itens poderosos que fragmentaram os cosmos e originaram não só o universo da franquia, como também as bases do que é conhecido como O Conflito Eterno (ou O Grande Conflito).
O Olho de Anu se tornou um cristal chamado Pedra do Mundo, com poder capaz de criar realidades. Assim, o universo de Diablo foi inicialmente dividido entre Os Altos Céus, que abriga as forças da Luz; O Inferno Ardente, que abriga as forças da Escuridão; e Pandemonium, uma realidade marcada pelo caos e desordem.

Tanto nos Altos Céus quanto no Inferno Ardente, anjos e demônios surgiram para dar continuidade ao embate de Luz e Sombras. Tudo na franquia gira em torno dessa disputa, com personagens que tentam conquistar o fim da guerra através da aniquilação de seus inimigos.

Quem são os principais anjos e demônios de Diablo?

Diablo, o Senhor do Terror dá o nome da franquia, mas não é o único demônio principal — Foto: Blizzard/Divulgação

Após a queda de Anu e Tathamet, forças poderosas surgiram para proteger ambos os lados do conflito. Nos Alto Céus, vieram Tyrael, o Arcanjo da Justiça; Itherael, o Arcanjo do Destino; Auriel, o Arcanjo da Esperança; Malthael, o Arcanjo da Sabedoria; e Imperius, o Arcanjo da Bravura. Completam a lista Inarius, discípulo de Tyarel, e Yaerius.
Já no Inferno Ardente, da Cabeça de Tathamet surgiram os chamados Sete Males Infernais. Esses são divididos por poder em duas categorias. Primeiro, há Os Males Superiores com Mephisto, o Senhor do Ódio; Baal, o Senhor da Destruição; e Diablo, o Senhor do Terror. E então há Os Males Inferiores, com Azmodan, Andariel, Belial e Duriel. Mephisto, por sua vez, ainda tem dois filhos: Lucion e Lilith.

Quem é Lilith?

Lilith só dá as caras no quarto jogo mas é parte fundamental da história da franquia — Foto: Diablo IV/Divulgação

Grande antagonista de Diablo IV, Lilith é conhecida como A Mãe do Ódio. A personagem só deu as caras no quarto título, mas é fundamental para a história da franquia ao ter criado a realidade em que habitam os humanos ao lado do arcanjo Inarius.

Cansados do Conflito Eterno e desesperançosos de qualquer resolução, a demônia e o anjo se uniram e roubaram um fragmento da Pedro do Mundo em prol de construir um lugar que não seria tocado pela disputa, onde haveria paz pela primeira vez no universo. Essa quarta realidade ficou conhecida como Santuário, e a união de Inarius e Lilith reuniu em uma raça conhecida como Nephalem, os precursores dos humanos.

Pouco após a criação do Santuário, Os Altos Céus e O Inferno Ardente concordaram em encerrar O Conflito Eterno. Mas o cessar-fogo não tirou a determinação dos demônios de vencer.

O Que é A Guerra do Pecado?

Humanidade é parte central do Conflito Eterno desde sua criação — Foto: Blizzard/Divulgação

Eventualmente, o Inferno Ardente ficou sabendo da existência do Santuário, e passou a tentar cultivar o lado demoníaco dos Nephalem através da influência do mal, disfarçado de uma instituição chamada o Templo do Triuno. As forças da Luz se viram obrigadas a responder, com Inarius criando A Catedral da Luz em segredo para combater os cultistas. Essa nova face do combate ficou conhecida como A Guerra do Pecado.
Com os Nephalem no centro do conflito, tanto anjos quanto demônios passaram a cogitar a possibilidade de aniquilar a raça para evitar o crescimento do exército antagonista. A ideia de ter suas crias dizimadas fez com que Lilith surtasse de raiva, assassinando tanto as forças da Luz quanto da Escuridão. Inarius, com quem criou os Nephalem e Santuário, fraquejou na hora de matá-la, e acabou optando apenas por baní-la para uma dimensão fantasma.

Como Lilith retorna em Diablo IV?

Cena de abertura de Diablo IV mostra Lilith sendo invocada — Foto: Blizzard/Divulgação

Para tentar deixar os erros no passado, Inarius ainda modificou a Pedra do Mundo para garantir que os Nephalem fossem perdendo seus poderes e memória gradualmente, de forma que deixariam de representar uma ameaça ao céu e ao inferno. Essa evolução resultou na raça humana.
Séculos depois, um ex-monge Horadrim (a ordem de magos criada pelo anjo Tyrael) chamado Elias consegue realizar um poderoso ritual para libertar Lilith. Furiosa, ela agora parte em busca de dominar o Santuário e transformá-lo em um verdadeiro banho de sangue. E esse é o ponto de partida para Diablo IV.

Diablo IV já está disponível para Xbox One, PlayStation 4, PC, Xbox Series X | S e PlayStation 5.